segunda-feira, 12 de julho de 2010

A JUVENTUDE QUE QUEREMOS.

Quando estive a frente da Secretaria de Esporte e Juventude, me preocupei em organizar a juventude em todos os seguimentos.

E uma das prinicipais ferramentas para esse trabalho,foi a eleição da nova diretoria do Conselho Estadual da Juventude – CEJOVEM. Minha preocupação era dá condições para o Cejovem trabalhar as políticas públicas de Juventude por todo o Estado do Maranhão.

Estruturamos a sede e colocamos a disposição um carro. De lá pra cá, as atividades vem crescendo e se destacando.

Já contabilizamos uma parceria com o programa Viva Meu Primeiro emprego, que iniciará no mês de setembro e atenderá 41 novos municípios.

A luta pela aprovação da PEC da Juventude, no qual demos total apoio para que a juventude se mobilizasse a favor da aprovação. Um grupo de Conselheiros, inclusive esteve em Brasília, reunidos com o presidente do senado, José Sarney.

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (7), com 52 votos favoráveis, e em regime especial de tramitação, a proposta de emenda à Constituição (PEC 42/08) que altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Carta para atender os interesses da juventude.

A partir de agora. "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Além dos seminários, congressos e a formação de grêmios estudantis em todo o estado.

Neste último final de semana, podemos acompanhar de perto a concretização de todo esse trabalho, participando dos encontros nos municípios de Caxias, Peritoró, São Mateus e Buriti Bravo.

É muito gratificante vê que somos um agente de transformação social, responsável por um resgate de uma juventude que estava desacreditada.

Por essa razão, continuaremos a nossa luta para construir políticas públicas para toda a juventude do Maranhão.





3 comentários:

  1. Dizem que o futuro e as esperanças de uma nação, de um estado, de um município estão depositados na massa jovem, para isso o investimento em políticas publicas voltadas para essa classe se faz necessário. Em Caxias, podemos ressaltar que depois de um longo tempo, a juventude voltou a ser assistida, e isso foi um dos feitos que impulsionasse o ressurgimento do movimento juvenil de Nossa Princesa do Sertão, e com isso vem demostrando SIM que é capaz de assumir a responsabilidade e o compromisso de ser a esperança de nossa cidade. O que faltava para essa juventude (outrora esquecida) era OPORTUNIDADE: oportunidade de inclusão social; oportunidade de reconhecimento; oportunidade de valores; oportunidade de se fazerem ser vistos. E todos esses aspectos foram trabalhados, incentivados, dinamizados, alicerçados por nossa governadora Roseana Sarney e pelo deputado Roberto Costa. E para tanto, é importante deixar registrado o nosso apoio para essa luta... “Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter...e teremos!! (Engenheiros do Havaí)“ . Rosiléa Cutrim

    ResponderExcluir
  2. O ano é 2010. No Maranhão, toda a juventude é parte importante na mobilização de massas pela campanha do companheiro ROBERTO COSTA . Em governador nunes freire sob o incentivo do presidente da umes (JOÃO COSTA) e de quase toda a juventude , reaviva-se o espirito Jovem para participar dos movimentos. Paralelamente, os jovens de todo o MARANHÃO também mobilizam suas base no sentido de impulsionar a candidatura de ROBERTO COSTA, para uma vaga na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

    .A renovação do quadro politico na MARANHÃO , conduzida por ROBERTO COSTA , conquista espaço, alastra-se por todo o interior do estado, promove a mobilização, a discussão, a criação de novas lideranças.

    A presença de ROBERTO COSTA, nas cidades do interior do Estado, é decisiva nesse momento histórico para a juventude MARANHESSE. Na campanha eleitoral, A JUVENTUDE deve participar das caminhadas, comícios e outras atividades políticas que resultaram na eleição da governadora roseana sarney, do senador João Alberto e do meu amigo Roberto Rosta.



    “Muito trabalho e atitude, Roberto Costa é a voz da Juventude"

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para gente, obrigado!